Benefícios do crochê
Não é de hoje que as pessoas fazem crochê. A técnica de entrelaçar fios para a criação de uma peça de roupa, um boneco, um tapete e diversas outras artes existe desde o século 16. No entanto, começou a ganhar força a partir do ano de 1800, quando a francesa Riego de La Branchardiere designou padrões que poderiam ser facilmente seguidos e, em 1846, publicou um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir os desenhos, sendo considerado o primeiro livro de crochê do mundo.
Mas além de desenvolver lindas artes apenas utilizando uma agulha e fios de linha, de que forma podemos nos beneficiar praticando esta atividade? Segue abaixo uma lisa com 5 benefícios do crochê:
-
Redução de estresse
O crochê desafia e força a nossa mente através de repetições de padrões e pontos complexos, o que ajuda na memória e pode reduzir o declínio cognitivo que ocorre conforme envelhecemos.
Ademais, o processo de criação de artes com agulha e fios ajuda a reduzir os sintomas da depressão, uma vez que focamos nossa mente na atividade, o que desacelera o sistema nervoso e, consequentemente, reduz a ansiedade e os hormônios do estresse em nosso corpo.
-
Desenvolvimento sensorial
Quando trabalhamos com linhas de diversas texturas, podemos nos sentir relaxados pela sensação macia dos fios. Tais estímulos liberam dopamina, uma substância conhecida como um dos hormônios da felicidade que, quando liberada, provoca a sensação de prazer e satisfação, aumentando a nossa motivação
-
Retardo de perda de memória
Um estudo feito pela Clínica Mayo de Minnesota mostrou que pessoas que, durante a meia idade, se ocuparam com atividades como tricotagem ou crochê demonstraram ter 40% menos risco de terem suas memórias comprometidas.
Quando praticamos algum exercício cognitivo, exercitamos e desafiamos nossa mente, o que nos protege de uma futura perda de memória.
Segundo a Sociedade de Alzheimer “um milhão de pessoas irão desenvolver demência nos próximos 10 anos”, então por quê não começarmos a nos prevenir agora?
-
Aumento da autoestima
O ato de crochetar pode aumentar a nossa autoestima de diversas formas, simplesmente por:
- Estarmos adquiridos uma nova habilidade
- Termos a sensação se estarmos sendo produtivos
- Se expressar através da arte
-
A criação de uma comunidade
Ao começar o processo de crochê, nos introduzimos em uma nova comunidade de pessoas de todas as idades que também praticam a atividade. Seja através de um grupo on-line ou uma conversa na loja de armarinho onde há troca de conhecimentos.
-
Considerações finais
Como vimos nesse artigos, a arte de crochetar nos traz diversos benefícios, não apenas para a nossa mente, mas também para o nosso bem estar. Então, porque não dar o primeiro passo e iniciar sua jornada no mundo dos crochês hoje? Afinal, aprender algo novo nunca é demais!
Leia também: Amigurumis: por onde começar?
Publicar comentário